Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 22, 2008

Paulo Sergio Valle faz pocket-shows


Deborah Dumar

Não há quem não conheça de cor e salteado pelo menos uma das 700 músicas que leva a assinatura de Paulo Sérgio Valle. Só em trilhas de novelas, ele e o irmão Marcos são imbatíveis. Isso sem falar no tema de fim de ano de Natal da Globo, "Um novo tempo", criado pela dupla e Nelson Motta em 1971 ("Hoje é o novo dia, de um novo tempo que começou...") e que todo ano vai ao ar, com arranjos diferentes.

Só para citar alguns dos seus sucessos, estão "Viola enluarada", "Samba de verão", "Eu preciso aprender a ser só" (em parceria com Marcos Valle - ambos integrantes da segunda geração da Bossa Nova).

Querem mais? Então vamos lá!: a trilha de "Vila Sésamo", "Black is beautiful" (megahit de Elis Regina), "Capitão de indústria" (da novela "Selva de Pedra"), "Com mais de trinta" (sucesso de Cláudia), "Mustang cor de sangue", "Os ossos do barão" (da trilha da novela homônima), "Horizonte aberto" (tema de abertura de "Os gigantes", com Sérgio Mendes e Guto Graça Mello, na voz de Gracinha Leporace). Ah, e como esquecer "Agüenta, coração", que fez o parceiro e cantor José Augusto (mais Ed Wilson e Prêntice) ser cantado de Norte a Sul, das AMs às FMs?

Ele continua a compor e, recentemente, fez a canção "Você me vira a cabeça" (a quatro mãos com Chico Roque), gravada pela Marrom. Bem, este é o lado mais conhecido de Paulo Kostenbader Valle, um dos importantes defensores do direito autoral no País e que tem um lado desportista e talento literário nem tão conhecidos assim.

Em seu site oficial, ficamos sabendo que, na década de 70, ele era aviador e estudante de Direito. "Voava pela extinta Cruzeiro do Sul tendo tido uma interessante carreira de aviador. Foi piloto de DC-3, instrutor de vôo e examinador da diretoria de Aeronáutica Civil. E foi exatamente nesta década que Paulo Sergio e seu irmão Marcos começaram a compor".

Que Paulo Sergio fez, mais ou menos nesta mesma época, parcerias com Eumir Deodato, João Donato, Egberto Gismonti, Taiguara, entre outros. A que se seguiram, Eduardo Lages (com 20 músicas gravadas por Roberto Carlos), Chico Roque, Michael Sullivan, Nenéo, Tavito, Fábio, Augusto César, Reinaldo Arias e muitos outros.

Nos esportes, ele foi nadador, esteve entre a primeira turma de surfistas do Brasil, foi triatleta, maratonista, pára-quedista, piloto e ciclista. E gosta de dar suas voltinhas de ultra-leve. Fez inúmeras viagens de bicicleta, no Brasil e pelo mundo (incluindo aí três vezes o Caminho de Santiago de Compostela, acompanhado da mulher, Malena).

"Pedalando me inspirei a escrever os livros `O ajustador de profecias' e `Pedalando pelo Caminho de Santiago de Compostela', além de várias letras de música. Na verdade, viajar de bicicleta não é apenas uma viagem geográfica; é pedalar pelo mundo dos sonhos", diz em seu site.

Depois de um longo período sem se apresentar ao público carioca, Paulo Sergio Valle faz dois pocket shows, hoje e amanhã, a partir das 20h, no Conversa Fiada de Ipanema (Rua Vinícius de Moraes, 75. Tel.: 2522-1809), ocasiões em que tocará, cantará e contará histórias. Os pocket shows ajudam a promover o lançamento do seu quinto livro (a noite de autógrafos foi no dia 13 de outubro, na Argumento do Leblon, lotada de personalidades da nossa música)

O legal é que o ingresso para o show, no valor de R$ 50, dá direito a um livro. Nesta sua nova obra, "Se eu não te amasse tanto assim...", que tem o título da canção feita com o Paralamas Herbert Vianna e gravada por Ivete Sangalo, há um conto em que o autor relata o processo de criação da música.

O livro também registra a participação de Paulo Sergio Valle em um projeto pioneiro na América Latina, fruto de uma parceria, igualmente inédita, entre a Litteris e a Editora EMI. O leitor levará para casa, além dos contos do autor, por onde passeiam artistas que fazem parte da nossa história cultural, um cartão similar à raspadinha, no qual encontrará um código para baixar gratuitamente na rede cinco músicas de Paulo Sergio, uma delas inédita, além de um vídeo com imagens do autor. "Se eu não te amasse tanto assim..." é uma das canções do CD virtual.

Um comentário:

Paulo Sergio Valle disse...

Simao, você sabe mais da minha vida do que eu mesmo.
Fez-me lembrar de coisas que eu ja havia esquecido.
Pena, que seu comentário foi feito antes do lançamento do meu livro
"O Homem que Venceu Getúlio Vargas", que versa sobre o ex governador do Pará, Eurico Valle, unico a vencer a revolução getulista em 1930.
Muito obrigado por tudo.
Grande abraço, Paulo