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segunda-feira, novembro 24, 2008

Beyoncé arrebenta nos EUA como Sasha Fierce


Denise Lourenço e agências

A cantora Beyoncé conquistou o primeiro lugar da parada de discos pop norte-americana pela terceira vez seguida, desta vez com o álbum de estréia "I am... Sasha Fierce". O álbum vendeu quase meio-milhão de cópias nos Estados Unidos ao longo da semana que terminou no dia 23 de novembro, de acordo com a Nielsen Soundscan.

O material, de Beyoncé e seu alter ego Sasha Fierce, já rendeu os sucessos "If I were a boy" e "Single ladies (Put a ring on it)". O primeiro disco da cantora, "Dangerously in love", vendeu 317 mil cópias, enquanto o segundo, "B-Day" (lançado em 2006 e premiado com o Grammy), foi comprado por 541 mil fãs.

De acordo com informações da gravadora Sony&BMG, a respeito deste álbum duplo, cada um dos discos mostra um lado distinto da "personalidade, caráter e sensibilidade" da artista. Nada a ver com surto esquizofrênico. Outros já trilharam este caminho. Um exemplo é o astro country Garth Brooks (que gravou com o nome do personagem de um filme em que atuou, Chris Gaines, e vendeu mais cópias nos Estados Unidos do que Elvis, perdendo apenas para os Beatles). Entre outros, estão David Bowie, que encarnou Ziggy Stardust, e Mariah Carey, que lançou no mercado "A emancipação de Mimi". No mercado brasileiro, há um caso recente parecido e de muito sucesso, o de Adriana Calcanhoto e seu alter ego Partinpim.

Diz o press release que, enquanto o primeiro disco traz a cantora à frente de um punhado de baladas românticas, o outro - o da Sasha Fierce - "dá voz a seu outro lado, dançante e agitado". Diz a artista: "Tenho uma pessoa que assume quando está na hora de trabalhar e de subir ao palco, este alter ego que criei que, de certa forma, me protege e que sou, na verdade, eu. É por isso que metade do disco, `I am...Sasha Fierce' fala de quem sou sob toda a maquiagem, as luzes e todo o drama de uma estrela. E Sasha Fierce é o lado divertido, mais sensual, mas agressivo, aberto e glamouroso que surge quando estou trabalhando, no palco".

Não bastasse isso, ela acrescenta: "O disco duplo me permite correr mais riscos e realmente sair de mim mesma, ou, digamos, entrar mais em mim mesma, e revelar um lado meu que apenas as pessoas que me conhecem vêem". Então, tá!

Em uma semana com sete lançamentos entre os 20 primeiros lugares da parada Billboard 200, o álbum "Dark horse", da banda Nickelback, vendeu 326 mil cópias, ocupando o segundo lugar. O disco anterior dos canadenses, "All The right reasons", de 2005, passou 156 semanas na parada e totalizou 6,97 milhões de cópias vendidas.

David Cook, campeão da última edição do programa "American idol", estreou na terceira posição, com 280 mil cópias, o que representa mais que o dobro do que vendeu o campeão do ano passado, Jordin Sparks (119 mil cópias na primeira semana).

"Fearless", de Taylor Swift, o primeiro lugar da semana passada, despencou para o quarto lugar, sofrendo uma queda de 63% nas vendas, que foram de 217 mil cópias na semana. Estreando em quinto lugar, está o Il Divo, com "The promise" (162 mil unidades vendidas). A trilha sonora do filme "Twilight", líder de bilheteria nos Estados Unidos há uma semana, passou do quinto para o sexto lugar, embora as vendas tenham aumentado em 17% (125 mil cópias).

A coletânea "Now 29" caiu do terceiro para o sétimo lugar, depois de uma queda de 33 por cento nas vendas (115 mil cópias). A trilha sonora de "High School Musical 3" também registrou queda, caindo do sétimo para o oitavo lugar, enquanto "And winter came", de Enya, subiu uma posição, indo para o sétimo lugar, com 83 mil cópias vendidas.

"Black ice", do AC/DC, fecha a lista do Top 10, depois de despencar do sexto lugar. O álbum vendeu 73 mil cópias cinco semanas depois do lançamento exclusivo no Wal-Mart e no Sam's Club, vendendo um total de 1,3 milhão de cópias. Entre as estréias da semana, destacam-se ainda "Safe trip home", de Dido (13º lugar) e "The Foundation", de Zac Brown Band (17º).

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