Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 06, 2008

Um festival para fazer história



Tamyres Matos

Parati, Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina formarão o circuito de uma verdadeira caravana cultural nos quatro finais de semana deste mês, a partir de amanhã. Trata-se da primeira edição do Festival Estrada Real, que celebrará a diversidade da música brasileira com nomes consagrados.

Chorinho, modinha, lundu, música sacra e popular fazem parte do roteiro dos espetáculos que ficarão a cargo de Wagner Tiso, Victor Biglione Yamandú Costa, Marcelo Fagerlande, Miguel Proença e do grupo Quadro Cervantes neste período.

A Estrada Real era o caminho utilizado para o escoamento do ouro e diamantes extraídos de Minas Gerais, durante o Brasil Império. Apesar de as reservas de pedras preciosas terem se esgotado, permaneceu ali a riqueza do barroco brasileiro, com obras de arte de mestres como Aleijadinho. As igrejas foram ornamentadas com parte da riqueza do País à época do ciclo do ouro. Assim como são majestosas a arquitetura dos grandes palácios e sobrados, os chafarizes, as pontes e os oratórios, que servirão de décor para os espetáculos.

"O interessante no projeto é unir música, história e artes visuais desta magnitude. Afinal o público vai estar ouvindo belas canções em um cenário maravilhoso", comenta o idealizador e responsável pelo evento, Leonardo Conde.

Os recitais serão realizados, além das igrejas, nos museus, monumentos e praças públicas das cidades históricas. "A minha inspiração vem daí. As paredes das igrejas, entre outras coisas exalam a história do nosso País", destaca Leonardo. A programação inclui ainda encontros com contadores de histórias, palestras, debates, oficinas de música e - o melhor - tudo é de graça.

Na primeira semana, as apresentações serão em Parati, na segunda, em Tiradentes, na terceira, em Ouro Preto, e, no encerramento, os espetáculos serão realizados em Diamantina. Entre as atrações de Tiradentes, destacam-se Miguel Proença, Quadro Cervantes e Yamandú, que também tocará em Ouro Preto.

Atrações deste fim de semana em Parati

Amanhã

. Quadro Cervantes, na Igreja Santa Rita, às 21h.

Sábado

. Daniela Chindler e Grupo Contadores de Histórias, na Tenda da Matriz, respectivamente às 11h e 16h.
. Palestra "A música no Rio de d. João VI: Celestial, ousada e indecente", com Marcelo Fagerlande, na Casa de Cultura de Parati, às 15h.
. Cirandas de Parati com Os Caiçaras, na Tenda da Praça da Matriz, às 19h.
. Grupo Modinhas Cariocas, sob direção de Marcelo Fagerlande, na Igreja Santa Rita, às 21h.
. Apresentação de Wagner Tiso e Victor Biglione, na Tenda da Praça da Matriz, a partir das 22h30.

Domingo

16h - Grupo de chorinho Rabo de Lagartixa se exibe, às 16h, na Tenda da Igreja Matriz

FESTIVAL ESTRADA REAL - Shows de Wagner Tiso, Victor Biglione, Yamandú Costa, Miguel Proença, Quadro Cervantes e Modinhas Cariocas, na Estrada Real. Nos próximos quatro finais de semana (Parati no primeiro e, depois, Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina). Entrada franca.

Nenhum comentário: