Pesquisar este blog

segunda-feira, outubro 19, 2009

Semana de C&T – Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia


De hoje até sexta-feira, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, serão apresentados no hall do restaurante do INPA, cinco documentários do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia, da Associação dos Pesquisadores do INPA (ASPI). Cada documentário terá duas sessões diárias: às 12h15 e às 13h15.

O Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia tem o objetivo de legar às atuais e futuras gerações a memória e a experiência de cientistas e artistas que produziram (ou produzem) o essencial de seus trabalhos na Amazônia.

Para tanto, são produzidos documentários em vídeo e catalogados e digitalizados os acervos pessoais e institucionais (fotográficos, iconográficos, fonográficos) dos pesquisadores e artistas seniores com gravação de depoimentos, destes, e de seus contemporâneos.

Já foram produzidos seis documentários com pesquisadores do INPA e gravados materiais para outros quatro. Paralelamente foram digitalizadas mais de 3 mil fotografias e documentos de acervos institucionais (INPA, Assinpa, ASPI) e pessoais. Os documentários ainda não foram apresentados nas TVs.

Inicialmente o Projeto Memória se voltava exclusivamente para os cientistas, mas agora passou também a tratar dos produtores culturais.

A incursão do Projeto Memória na área cultural vem sendo facilitada pelo bom relacionamento da ASPI e Assinpa com os artistas locais dado o grande sucesso do Projeto Cultural Uakti (1989-) que é analisado - 20 anos depois de sua realização - pelo grande e saudoso Poeta Aníbal Beça (1946-2009) no mais recente documentário do Projeto Memória.

A ASPI possui um acervo de mais de mil fotos, recortes de jornal, folderes, cartazes, CDs e DVDs do músicos, poetas, atores, bailarinos, artistas plásticos, fotógrafos, jornalistas, políticos, pesquisadores e intelectuais freqüentadores do Uakti.

Em reconhecimento pelo seu trabalho a ASPI recebeu da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas uma moção de apoio pelo Projeto Memória e a mídia amazônica tem sempre prestigiado os lançamentos.


Veja abaixo uma sinopse do catálogo de produções da ASPI em parceria com a EDD Vídeo.

Reunião dos Pioneiros do INPA – Em comemoração aos 20 anos da ASPI (19/10/06), a direção da entidade reuniu sete dos fundadores do INPA para falarem sobre suas contribuições na institucionalização do INPA. Participaram: Afonso Celso Maranhão Nina, Dionísio Fernandes Coelho, Jerônimo Ferreira de Sousa, José Alberto Sampaio Nunes de Melo, Luiz Fernandes Coelho, Maria de Nazaré Góes Ribeiro e William Antonio Rodrigues.

Algenir Ferraz Suano da Silva (74 anos) – Partindo do zero, a Profa. Algenir ajudou a criar no INPA em meados do Século XX aquela que é hoje considerada a terceira maior biblioteca de Amazônia do mundo. Algenir foi fundamental para formar as primeiras gerações de biblioteconomistas do Amazonas e consolidou a trajetória de sucesso da Editora da UFAM (EDUA).

Antonio Azevedo Correia (67 anos) – Natural de ilha do Marajó (PA), seguiu a carreira do tio químico formado na Universidade de Cornell na década de 1950. Veio para Manaus ainda jovem onde fundou, no INPA, os estudos do papel, celulose e carvão vegetal. Azevedo fala da trajetória do INPA durante o período militar quando foi construído o campus atual do INPA.

Arthur Araújo Loureiro (75 anos) – Organizador da xiloteca do INPA (coleção de amostras de madeiras). É um dos maiores especialistas na identificação e uso comercial das madeiras e essências madeireiras da Amazônia.

Ilse Walker (77 anos) – Suíça, se dedica há 30 anos aos estudos da fauna de igarapé e é uma da maiores autoridades mundiais em Biologia Teórica. Critica a forma de se fazer Ciência hoje.Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Cientifico.

“10 anos sem Glória” – Homenagem póstuma à pesquisadora Glória Regina de Souza Moreira (1961-1997), criadora e curadora da coleção de répteis e anfíbios do INPA e importante liderança política fundadora da Assinpa, ASPI e Sindsep-AM.

O Projeto Cultural Uakti analisado pelo Poeta Aníbal Beça 20 anos depois – No final da década de 1980, um movimento cultural reuniu durante 21 semanas na Assinpa o que havia de mais expressivo em Manaus em termos de poesia, música, artes plásticas, teatro, dança, expressões afros e artesanato indígena, integrando as comunidades artística e científica. Vinte anos depois o poeta Aníbal Beça (1926-2009) fala daquele período e da importância de se promover a integração entre ciência e arte. Tudo envolto em algumas centenas de fotos, cartazes, notícias de jornal e folderes daquele período.



Próximos Lançamentos:

William Antonio Rodrigues – Um dos maiores botânicos do Brasil e fundador dos estudos botânicos do INPA.

Em Preparação:

Teixeira de Manaus – O ícone da Música de Beiradão analisa o movimento beradeiro surgido na década de 1970 e que dominou os bailes ribeirinhos. (Recursos pleiteados junto à Manaus Cult).



Ficha Técnica

Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia

Associação dos Pesquisadores do INPA – ASPI

EDD Vídeo

Idealização e Coordenação Geral – William Gama

Produção: Susana Freitas

Edição: Priscila Ribeiro e Jorge Edu

Animação Gráfica: R. Jovino

Digitalização: Newton Freitas e Alice Margareth

Capas: Carlos Palácio, Gabriela Moura, Vitória Frausin, Raymond de Sá



Maiores informações: William (3632-0512, 9134-9786) William@inpa.gov.br, aspi.inpa@gmail.com

Nenhum comentário: