Pesquisar este blog

segunda-feira, novembro 02, 2009

Quarta Literária: Os contos de Milton Hatoum


Realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a Quarta Literária do mês de novembro acontecerá no próximo dia 4, tendo como tema Os contos de Milton Hatoum.

A palestra, ministrada pela professora Nícia Zucolo, tomará como base o conto “A natureza ri da cultura”, texto que traz o viajante, o estrangeiro, a memória, a sobreposição de narrativas – entre outros aspectos recorrentes do livro – para movimentar-se no universo recriado pelo autor.

Antes da palestra será exibido o filme Nas asas do condor, de Cristiane Garcia, baseado no conto de Milton Hatoum.

No filme, de 20 minutos de duração, Milton é um menino de saúde frágil que encontra nas asas de uma velha aeronave, a cura para uma grave crise respiratória.

A cidade ilhada, lançado em fevereiro deste ano pela Companhia das Letras, traz 8 contos reescritos e já publicados em revistas nacionais e internacionais, além de 6 inéditos.

Nesses contos, encontramos seres em trânsito, seja no espaço, seja no tempo, tentando reconstruir a própria existência, a partir de alguma madeleine que lhes desencadeie lembranças tangíveis.

São essas memórias insuladas em um universo peculiar, buscando caminhos para aflorarem, que conferem a unidade que um bom livro de contos deveria ter.

Trabalhando com temas aparentemente comuns e tendo como cenário sua velha Manaus de rios e turistas estrangeiros, Hatoum constrói contos repletos de silêncios e sutilezas, exigindo um leitor atento e participativo e retribuindo com conflitos profundos e universais.


Milton Hatoum nasceu em Manaus 1952 e formou-se em arquitetura. Ensinou literatura brasileira na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Morou em Brasília, na Espanha, na França e nos Estados Unidos. Reside desde 1999 em São Paulo.

É autor, pela Companhia das Letras, de Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance do ano; Dois irmãos (2000), também vencedor do prêmio Jabuti e traduzido para oito idiomas; Cinzas do Norte (2005), vencedor dos prêmios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom.

Em 2008 publicou Órfãos do Eldorado, com o qual foi contemplado com o segundo lugar no prêmio Jabuti. A Cidade Ilhada (2009) é a sua primeira coletânea de contos. Atualmente, é colunista do Estado de São Paulo e do Terra Magazine.

A palestrante

Nicia Petreceli Zucolo, radicada no Amazonas desde 1997, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), e mestre pelo programa Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), com dissertação sobre O outro e outros contos, livro de Benjamin Sanches.

Atualmente, é professora de Literatura na UFAM, onde coordena um grupo de pesquisadores em um projeto chamado Conto Amazonense em Perspectiva, no qual, entre outros livros estudados, encontra-se o de Milton Hatoum.


Evento: Quarta Literária
Tema: Os contos de Milton Hatoum
Palestrante: Nícia Zucolo
Data: 4 de novembro de 2009
Horário: 18h30
Promoção: Livraria e Editora Valer
Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro
Quanto: Entrada franca
Contatos: Valer – 3635-1324;

Nenhum comentário: