Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Breakdance para principiantes


Via e-mail, Silvinha Nascimento, de Campina Grande (PB), depois de elogiar os textos aqui postados sobre hip hop, indaga se é verdade que a breakdance surgiu nos guetos nova-iorquinos no início dos anos 80.

Bom, aquele estilo de dança até pode ter surgido com esse nome no final dos anos 70, início dos anos 80, quando a música “Rapper’s Delight” tirou o hip hop dos guetos e pôs todo mundo pra dançar.

Sua origem, entretanto, tem raízes nos dançarinos de funk dos anos 60, inspirados nas presepadas que James Brown fazia nos palcos.

Três estilos de dança estão na raiz do break.

Os dançarinos porto-riquenhos, como Trac 2, da posse Starchild La Rock, e Crazy Legs, da posse Rock Steady Crew, se inspiraram no “locking”, popularizado pelo grupo funk “The Lockers”.

Quando surgiu nos anos 60, em Los Angeles, o “locking” era chamado de “robot” (seu criador, Don Campbell, se inspirou na série “Perdidos no Espaço”).

Os porto-riquenhos aprofundaram na dança os movimentos de braços, com ênfase nos cotovelos, mãos, dedos e jogo de pernas.

Inspirado em mímica e dança indiana, Boogaloo Sam criou em 1972, na Califórnia, o estilo “poping”, também chamado de “eletric boogaloo”.

A dança compõe-se de passos que dão efeitos de ondas.

Os dois estilos foram adotados pelos dançarinos de Afrika Bambaataa.

Os dançarinos de Kool Herc e de Grandmaster Flash criaram o “breaking” propriamente dito, também conhecido como “free style”.

Seus passos básicos são o “top rock”, que introduz o b-boy no exercício de chão, o “footwork”, com pernas e mãos apoiados no chão e se trançando continuamente, e o “freeze”, que inclui movimentos acrobáticos mas culmina no congelamento.

Atualmente, a break dance, como acabou sendo chamada a dança genuinamente hip hop, está ficando cada vez mais completa e complexa, dizem os b-boys.

Ela incorporou elementos da ginástica olímpica, clown, mímica, dança indiana, dança egípcia, capoeira e kung fu.

Símbolo das grandes cidades, a dança também tem como influências as histórias em quadrinhos e o cinema.

Os filmes de John Woo estão entre os que mais trazem referências de movimentos.

Nos vídeos abaixo é possível conhecer um pouco mais de cada um dos estilos mencionados anteriormente.









Nenhum comentário: