Pesquisar este blog

sábado, setembro 24, 2011

69º Salão Internacional do Automóvel da Paraíba


Via e-mail, o cangaceiro Zé Afonso, de Catolé do Rocha (PB), me mandou esse interessante texto que divido com vosmecês:


Para quem costuma apreciar os carros de competição apenas nas pistas dos autódromos ou nas transmissões pela TV, o 69º Salão Internacional do Automóvel da Paraíba é o lugar certo para olhar e fotografar essas preciosidades.


Os apreciadores da Ferrari, a escuderia que pinta de vermelho o seu concorrido espaço no Pavilhão, têm a oportunidade de ficar separado apenas pela divisória do estande do modelo Ferrari 430, que disputa as corridas de GT3.


Marca irmã da Ferrari, a Lamborghini, destaca no Salão seu LP 560 Gallardo, originalmente um superesportivo que foi modificado na Europa por equipe autorizada, encarregada de substituir itens de luxo por um kit de competição.


Com um estande recheado de lançamentos, a Mitsubishi reservou lugar em sua área de exposição do Salão para três modelos que disputam provas de rally, no Brasil e no exterior.


São eles: o Triton SR – vencedor do Rally dos Sertões este ano;


o Racing Lancer, que conquistou o primeiro lugar no Rally Dakar 2010 – entre os territórios da Argentina e Chile - no grupo gasolina;


e o TR 4 ER, um carro de corrida que participa dos torneios de rally de velocidade assinados pela marca: a Mitsubishi Cup.


A GM não deixa por menos e mostra ao público do Salão o Vectra Stock Car V8, com o qual o piloto Cacá Bueno bateu o recorde de 345 km/hora, na pista do Deserto de Sal de Bonneville, Utah, nos Estados Unidos.


A marca ultrapassou o feito que pertencia ao Opala, desde 1984, com o recorde de 309 km/hora, na estrada entre São Paulo e Santos.


O modelo da Renault – o R25 – é mostrado no Salão com as cores do R30, que esteve nas pistas este ano, mas a réplica de F-1 mostrada pela montadora no evento é de 2005, ano em que o piloto Fernando Alonso garantiu seu primeiro título.


No estande da Honda, os olhares se voltam para o Dallara-Honda, veículo que corre na Fórmula Indy e que na última prova da categoria, em São Paulo, foi pilotado pela brasileira Bia Figueiredo.


Da inteligência da montadora alemã BMW direto para as pistas, com pit stop no Salão, o BMW M3 GT2 tem no currículo conquistas como o primeiro lugar no torneio 24 Horas de Nürburgring.


Alguns superesportivos viram atração à parte no Salão e é preciso acelerar para não perder nenhum detalhe dos modelos expostos no evento.


Se o destaque for a velocidade máxima atingida pelo carro, o estande da Bugatti é parada obrigatória no roteiro de visita ao evento.


Está em exposição no Salão o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport, o carro conversível mais rápido e mais caro do mundo, entre os de produção em série para uso nas ruas – no valor de R$ 7,7 milhões.

A carroceria é toda feita em titânio e outros materiais mais próximos aos aplicados na construção de um avião.

Com um motor de 16 cilindros em W e 1.001 cv, o carro chega a uma velocidade máxima de 407 km/h e velocidade de 360km/h sem o teto.

Outra grande atração no evento está localizada no estande da Platinuss.


A Pagani apresenta ao público o veículo de maior valor no Salão, o Pagani Zonda CR, um carro de competição, cujo preço pode alcançar até R$ 10 milhões.


No mesmo estande encontra-se o primeiro superesportivo brasileiro, o Vorax, da marca recém criada Rossin Bertin.

Com comercialização agendada para o 1º semestre de 2012, o Vorax custa cerca de R$ 700 mil.

A marca, cuja fábrica está instalada em Blumenau, Santa Catarina, tem projetos de produzir 50 veículos desse modelo, no primeiro ano e até 300 veículos, no período de três anos.


Sinônimo de velocidade pela ligação com a Fórmula 1, a Ferrari é uma das marcas que mais encanta os brasileiros também no segmento de esportivos.

No estande da marca, está sendo exposta a Ferrari 599 GTO, lançada no Salão, a máquina mais veloz da marca, alcançando velocidade máxima de 335km/h.

Apresenta motor de 670 cv, pesa 100 kg a menos que a Ferrari 599 GTB, e alcança de 0 a 100 km em 3,3 segundos.

Visitantes chegam a passar mais de uma hora apreciando os carros do marca.

De edição limitada, serão produzidos apenas 599 carros deste modelo em todo o mundo.


Entre as novidades da Lamborghini está o Superleggera, o modelo de rua mais leve da marca e o mais rápido da família Lamborghini.

O carro atinge os 100 km/h em 3,4 segundos.

O diferencial está no uso de fibra de carbono, que é ideal para a produção de carros esportivos, permitindo a redução de peso e a melhoria de características mecânicas.

O motor V10, com 5,2 litros de cilindrada, gera 570 cv no Gallardo Superleggera.

Atualmente, só existem dois exemplares no Brasil e um já está vendido.


No estante da empresa também marca presença a Lamborghini conversível Spider - na cor branca, que faz o coração dos apaixonados por carro pulsar mais forte.

Este modelo está inserido na categoria dos super esportivos fora de série.


É também o caso do Camaro, da General Motors, ícone entre os veículos super esportivos mais admirados pelos adoradores de carros.

No total, são cinco exemplares no estande da montadora (um deles é réplica).

O veículo é conhecido como um “muscle car”, por apresentar linhas esportivas mais fortes e visual bem agressivo, ao gosto, principalmente, do público masculino.

Com motor de 406 cv, transmissão de marcha no volante, controle de tração e estabilidade, o veículo alcança velocidade máxima de R$ 250 Km/h.

A GM começará a vender o carro no Brasil este ano, até o final de novembro, no valor de R$ 185 mil.


Em destaque no estande da Ford, o público pode conferir de perto o Mustang Shelby - GT 500, superesportivo feito de fábrica.

É o Mustang mais potente que a Ford já produziu. São 547 cv de potência.

Representa para os americanos o que a Ferrari é para os brasileiros.

O carro é vendido nos EUA, mas não há planos da montadora de trazê-lo para o Brasil.

Ícone do setor automotivo, vale a pena chegar bem perto para verificar sua pintura e detalhes.


Três superesportivos da Porsche marcam presença no Salão.

Conforto e luxo são características que predominam na marca.


O principal lançamento da importadora no evento é o 500 GT2 RS, no valor de R$ 1,5 milhão.

Foram produzidas apenas 500 unidades do modelo em todo o mundo.

As cinco unidades colocadas em comercialização no Brasil já foram vendidas.


Líder no mercado premium, em todos os países nos quais está presente, a Audi apresenta dez novos modelos em seu estande, entre elas o superesportivo R8 Spyder, conversível, que atinge velocidade máxima de 313 Km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.


A carroceria do veículo é produzida em alumínio.

O carro teve participação no filme “Homem de Ferro 2”.

Lançado no Salão, está sendo comercializado a R$ 775 mil


NOTA DO EDITOR DO MOCÓ

Caro Zé Afonso, os modelos são muito bonitos e interessantes, mas ainda prefiro o meu corvette Camila 2.1 e não pretendo trocá-lo tão cedo. Sorry, periferia!

Nenhum comentário: