Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 08, 2011

Balé clássico e louvor são destaques na Mostra Cidade de Manaus




O Centro de Artes Nelson Neto, o Grupo Independente de Louvor a Cristo e o grupo de dança da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal foram escolhidos como destaques da 3ª Mostra de Dança Cidade de Manaus, realizada no sábado e domingo (3 e 4), no Clube do Trabalhador do Amazonas.

Os três grupos vão integrar a programação cultural dos Jogos Regionais do SESI, que serão sediados em Manaus, de 11 a 15 de novembro, reunindo trabalhadores-atletas de empresas industriais de todos os Estados da região Norte.

Promovida em parceria pelo SESI Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), a mostra reuniu, no Ginásio Domício Velloso, do Clube, 28 grupos, 12 no sábado e 16 no domingo.

O evento atraiu um público de cerca de 300 pessoas em cada dia.

Os três grupos eleitos pela comissão julgadora representam a síntese dos estilos e gêneros de dança apresentados na mostra: o gospel, o balé clássico e o ritmo latino.

O diferencial veio da Escola André Vidal, que trabalha com pessoas com deficiência, tanto adultos quanto crianças e adolescentes.

Escolhida para abrir o primeiro dia da mostra, a Escola André Vidal levou dois grupos de alunos com as coreografias “Anos Dourados” e “Ritmo Latino”.

De acordo com a coordenadora do projeto de dança da escola, Heleny Gomes, 40, a André Vidal tem cerca de 400 alunos com deficiência, o que torna a dança, para eles, mais do que uma atividade física ou artística, uma terapia.

Nos grupos tem alunos com deficiência auditiva, com paralisia cerebral, com Síndrome de Down e autistas.

Também selecionado, o Grupo de Louvor a Cristo, foi um dos representantes do gênero gospel na Mostra Cidade de Manaus, que reuniu grupos católicos, como o da Escola Frei Mario Monacelli, e evangélicos, como o Grupo Maranatha.

Família de artistas

No domingo, 4, o público presente no Ginásio Domício Velloso vibrou com a performance dos alunos do Centro de Artes Nelson Neto, escola de balé clássico localizada no bairro São José IV, na zona Leste.

No final, aplaudiu a escolha do grupo entre os melhores da mostra.

Dirigido pela professora Marielva Monteiro, o Centro de Artes é formado por crianças e adolescentes da zona Leste e se apresentou com duas valsas, uma delas com a participação do aluno Richardson Jimmy, 13 anos, que fez um dueto com a irmã Viane Evelyn, de 11 anos.

Richardson e Viane são filhos da dona de casa Francisca e do pedreiro Osberto Ferreira, 12 filhos, moradores do Zumbi 2, na zona Leste.

Além do casal principal, a família está presente no elenco do Centro de Artes Nelson Neto por meio de Larissa, 11, Brenda, 8, e Brize, 5 anos, netas.

“Somos uma família de artistas”, diz Richardson com o troféu recebido pelo grupo na mostra.

Nenhum comentário: