Pesquisar este blog

sábado, fevereiro 16, 2013

É um homem de aço? Um avião? Não, é um Pelicano!


Irmão do falecido cartunista Glauco Vilas Boas, o engenheiro civil, cartunista e publicitário César Augusto Vilas Boas (aka “Pelicano”) já teve seus trabalhos publicados na maioria dos jornais e revistas de Ribeirão Preto, onde reside, além de ter colaborado com O Pasquim, Folha de São Paulo, Jornal da Unesp, Guia das Profissões da Unesp, Correio Popular de Campinas e Jornal Comércio de Jahu.

Em 1984, ele publicou em edição nacional a revista Prato Feito pela editora NovaSampa e, em 1986, desenvolveu charges animada para a EPTV Ribeirão Preto veiculadas no Jornal Regional.

No ano de 2001 produziu a TV Pelica com charges animadas diárias para o programa Clube-Verdade.

A qualidade de seu trabalho fez com que Pelicano recebesse muitas premiações, dentre elas cinco premiações no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Prêmio de Melhor Cartum Nacional no Salão de Humor do Piauí.

Atualmente, ele produz charges diárias para a Rede Bom Dia de Jornais (São José do Rio Preto, Bauru, Jundiaí e Sorocaba), para o Jornal Tribuna, de Ribeirão Preto, para o Jornal Comércio de Jahu, de Jaú, e para o portal Movimento das Artes.


É no Jardim Ouro Branco que fica a única igreja do Santo Daime de Ribeirão Preto.

O templo, chamado Rainha do Céu, é o lugar onde os daimistas da região, cerca de 200, vão para rezar seus hinos e tomar o chá de ayahuasca (o popular Santo Daime), a fim de “viajar” em um mundo de espiritualidade.

O Daime é uma religião sincretista, com componentes presentes no catolicismo, espiritismo e umbanda.

São santos e guias espirituais, todos reunidos numa só cerimônia, embalada pelo ayahuasca.

A bebida é tida como alucinógina, mas, para os daimistas, é um simples “expansor de consciência”.

“É difícil explicar para quem nunca tomou. O cartunista Laerte fez um resumo que eu achei muito legal. Ele disse que ‘se viu lá’. E acho que é isso, com o Daime as pessoas conseguem se ver...”

A explicação é do cartunista Pelicano.

Ele é um dos dirigentes da igreja de Ribeirão Preto.

Pelicano conheceu a religião com o irmão Glauco, assassinado em março de 2010 por um frequentador da igreja Céu de Maria, em São Paulo.

Hoje, mais que um líder do Daime, Pelicano é um difusor da religião no interior do Estado.

“Antes, grupos de Franca e Ariranha vinham à Rainha do Céu. Mas eles fizeram suas próprias igrejas”.

Curtam abaixo alguns de seus trabalhos:











Nenhum comentário: