Pesquisar este blog

domingo, julho 14, 2013

Cavaleiro Solitário era chamado de Zorro no Brasil


O Cavaleiro Solitário (Lone Ranger, em inglês), de George W. Trendle, ficou conhecido entre os brasileiros, durante algumas décadas, como Zorro.

A confusão entre os heróis aconteceu devido aos problemas de tradução da palavra “ranger” para o português.

A popularidade que Don Diego, criado por Johnston McCulley em 1919, desfrutava no Brasil também ajudou nessa escolha.

Famoso em novelas de rádio, no cinema e em séries de TV, John Reid, identidade secreta do Cavaleiro Solitário, tem poucas semelhanças com o aristocrata californiano de capa e espada do século 19.


Armie Hammer e Johnny Depp em cena de 'O Cavaleiro Solitário'

Zorro usa espada, algumas vezes um chicote, e é solitário.

Reid prefere o revólver e sempre está acompanhado de seu fiel escudeiro Tonto – que, curiosamente, não teve o nome alterado mesmo com a conotação negativa da palavra.

Sua montaria, Silver, tem pelo branco.

O cavalo de Zorro é representado com pelagem escura, normalmente negra.

Também criado por Trendle, o Besouro Verde (Green Hornet) guarda mais similaridades com o Cavaleiro Solitário.

Além da máscara e do chapéu, ambos têm um parceiro não europeu – o asiático Kato é o escudeiro do Besouro – e são da mesma família: Britt Reid é a identidade secreta do herói.


Na produção da década de 1940, “As Aventuras do Zorro – O Cavaleiro Solitário” pode se ver o mascarado ao lado do cavalo e do índio em uma versão mais comportada do que a nova adaptação com John Depp.

Nesta nova versão, O Cavaleiro Solitário é uma empolgante aventura com bastante humor e ação onde o famoso herói mascarado ganha vida através de novos olhos.

Tonto (Johnny Depp), o espírito guerreiro nativo americano, narra as histórias não contadas que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça, levando o público à uma acelerada viagem cheia de surpresas épicas e muito humor, enquanto os dois improváveis heróis precisam aprender a trabalhar juntos e lutar contra a ganância e a corrupção.


Reid é um homem-da-lei deixado para morrer, após uma emboscada ao lado de cinco patrulheiros do Texas.

Encontrado e tratado pelo índio Tonto, ele passa a usar a máscara do Cavaleiro Solitário para vingar o assassinato de seus companheiros e aplicar a justiça nas terras sem lei.

O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger) foi criado por George W. Trendle e desenvolvido pelo escritor Fran Striker.

Além da máscara negra e do companheiro índio Tonto, Lone Ranger possuía um belo cavalo branco chamado Silver, famoso pelo grito que o herói dava ao se despedir à galope em direção ao horizonte: “Hi-yo Silver, away!”.

Depp, Armie Hammer, Helena Bonham Carter, William Fichtner, Tom Wilkinson, Ruth Wilson, Barry Pepper, James Badge Dale, James Frain, Matt O’Leary, W. Earl Brown, Landall Goolsby.


Os efeitos especiais do filme foram feitos pela empresa de George Lucas, a Industrial Light & Magic, e o filme é distribuído pela Disney.


Nenhum comentário: