Pesquisar este blog

sexta-feira, outubro 11, 2013

10 livros para idiotas


Está enganado quem acha que idiotas não leem.

A verdade é que boa parte da literatura está voltada para eles, que tratam de transformar autores sem talento em milionários.

Acontece desde antes do tempo em que seu bisavô era criança. Antes disso, Schopenhauer já dizia que “Quem escreve para os tolos encontra sempre um grande público”. 

Também é notado que não só os livros ruins conseguem leitores idiotas. 

Clássicos da literatura, alguns dos livros mais brilhantes já escritos, também carregam esse fardo.

Nesta lista, elejo os 10 maiores livros para idiotas, que chamam de burro quem fala “indiota”, mas citam “Harry Potter” como um dos melhores livros já escritos na história.

O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)


Muita calma nessa hora! Antes que me xingue, deixe-me explicar: livros para idiotas não significa o mesmo que livros idiotas. Acontece que a memória do clássico de Ellis Bell, pseudônimo da britânica Emily Brontë, está sendo perturbada nos últimos anos. Culpa dela, talvez a rainha dos livros para idiotas: Stephenie Meyer. A dita cuja teve a ideia de escolher “O Morro dos Ventos Uivantes” para ser o livro preferido do casal vampiresco de sua saga. Resultado: reedição do clássico com direito a uma das cenas mais tristes da minha vida — na capa, em destaque, uma inscrição: “O livro favorito de Bella e Edward da série Crepúsculo”. Descanse em paz, Emily.

Inferno (Dan Brown)


“Inferno”, o mais recente livro do autor best-seller Dan Brown, é a perfeita definição de “mais do mesmo”. O autor escreveu seis livros; são meia dúzia de histórias iguais com panos de fundo diferentes. Só muda o tema (às vezes nem isso) e as informações pesquisadas. Seus livros possuem personagens sempre iguais, superficiais e ordinários. Dan Brown é um autor para se ler de vez em quando, para relaxar a mente, não ter compromisso algum. Adorar Dan Brown é, digamos… idiotice.

Assim Falou Zaratustra (Friedrich Nietzsche)


Um exemplo de um livro e escritor genial que é lido por um grande público idiota. Nove entre dez idiotas que querem falar sobre filosofia citam Nietzsche. A razão, confesso, desconheço, mas o fato sempre me incomodou. Talvez seja pelo seu conhecido ateísmo. Existe muito ateu fanático atualmente. Quer algo mais idiota?

A Hora da Estrela (Clarice Lispector)


Seguindo o exemplo do filósofo alemão, Clarice Lispector é a grande escritora pop dos dias atuais (mesmo falecida há décadas). Diria que ela e Caio Fernando Abreu são os autores oficiais das redes sociais, já que aparecem todos os dias citações desconhecidas assinadas por um dos dois. Ainda acaba que, por isso, muita gente se interessa e busca conhecer os autores. O livro oficial desse público é “A Hora da Estrela”, muito porque o livro não chega nem a 100 páginas. Esse status pop de Clarice Lispector se elevou ainda mais, recentemente, entre o público adolescente no Brasil por causa do seriado “Malhação”. Uma das personagens costumava soltar frases aleatórias e remetê-las a Clarice. “Então a anta pisca o olho e os burros vem atrás” — Fatinha Lispector.

Saga Crepúsculo (Stephenie Meyer)


Tanto já se disse sobre “Crepúsculo” que falar mal já virou clichê, mas uma saga que mistura história de monstros com romance platônico e que, incrivelmente, consegue ter seus livros entre os mais vendidos do mundo por anos, merece um lugar cativo entre os maiores livros para públicos idiotas.

O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)


Oscar Wilde é um dos maiores escritores da língua inglesa de todos os tempos e “O Retrato de Dorian Gray” é sua obra-prima, porém, um fator inusitado está seduzindo boa parte dos leitores do autor irlandês: a homossexualidade. Wilde era sabidamente homossexual e pode-se dizer que ele morreu por isso (foi preso por “cometer atos imorais com diversos rapazes” e, na prisão, entrou em depressão, adoeceu e quando saiu, não foi mais o mesmo até seu falecimento). O que se vê ultimamente é um culto à memória de Wilde mais pela sua herança de mártir do que pela sua capacidade intelectual. E não é incomum ouvir palavras proferidas por seus personagens na boca de seus leitores sem nenhum traço de personalidade.

Justin Bieber: A Biografia


Biografias geralmente não são grandes obras literárias e o que se pode dizer da biografia de, na época, uma criança de 16 anos? Biografias deveriam ser feitas apenas para grandes personagens da história na maturidade ou fim de suas vidas, pois praticamente toda sua estória já estaria escrita. Acontece que, para se aproveitar dos milhões de fãs idiotas que possui, Justin Bieber decidiu fazer mais dinheiro e lançar um livro sobre seus 16 anos de vida. O que me deixa horrorizado é que nem sempre são crianças que compram esse tipo de livro.

Porta dos Fundos / Não faz Sentido: Por Trás da Câmera


De sensações do Youtube para escritores best-sellers, os comediantes do Porta dos Fundos e o vlogger Felipe Neto parece que decidiram aventurar-se em novas mídias para fazer um pouco mais de dinheiro explorando seu enorme público idiota. Pessoalmente, acho que eles estão certos mesmo, errado está quem gasta seu dinheirinho com um livro que não acrescentará nada a sua vida.

Kafka para Sobrecarregados (Allan Percy)


Livros de autoajuda já são, essencialmente, destinados a pessoas idiotas. Pessoas que leem esse tipo de literatura são tipos frágeis, inseguros e com pouco autoconhecimento. O título é autoajuda, mas se isso fosse lavado ao pé da letra, não se precisaria de um livro — a solução dos problemas pessoais viria da própria pessoa e não de um livro escrito por alguém totalmente desconhecido. No caso dessa série do autor Allan Percy, que também escreveu outros títulos, como “Nietzsche para Estressados”, os livros além de almejarem ensinar o leitor a pensar em si, não conseguem nem ao menos ser originais e precisam usar o intelecto e a obra de outros autores, estes sim, verdadeiros escritores, para cumprir seu objetivo.

Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James)


Sim! Ele ainda reina soberano entre os (as) idiotas do mundo. Um livro voltado para o público feminino em meio ao amadurecimento dos movimentos feministas que ainda ocorrem, como a Marcha das Vadias, no Brasil. Uma estória sobre o fim da insegurança e a liberdade sexual da mulher. Com essas credenciais, o livro até poderia ser chamado de um “Orgulho e Preconceito” contemporâneo. Poderia. Não pode. Não deve. Não faça. “Cinquenta Tons de Cinza” é um livro extremamente banal que, tal como a série “Crepúsculo”, busca aliciar adolescentes imaturas e mulheres inseguras espelhando suas características em uma personagem superficial que vai descobrindo sua sexualidade em meio a um relacionamento absurdo com um bilionário sadomasoquista que a trata como lixo. O pior é que a personagem descobre que ama essa vida e as suas leitoras pensam: que exemplo de mulher. Mas que exemplo de “vadia”. Que exemplo de idiota.

3 comentários:

Filipe Trielli disse...

"Com essas credenciais, o livro até poderia ser chamado de um “Orgulho e Preconceito” contemporâneo. Poderia. Não pode. Não deve. Não faça. " Chorei.

Mãos de ouro disse...

Simpatia pra amansar o corno que não quer ir emborra

Ingredientes

Três camisinhas coloridas verde, vermelha e azul

Três calcinhas e três blusas transparente das cores das camisinhas

Pimenta malagueta

Um conta gotas

14 espadas de São Jorge

Sal grosso

14 velas da cor verde a cor da liberdade

6 latas de cerveja antártica

1 vela de 7 dias

Um pote de mel

A VELA E O MEL SÃO INTES IMPORTANTES

Modo de fazer

Despeje as cervejas junto com meio kg de sal groso em um balde virgem de cor verde claro, isso e muito importante deixe 7 dias no sereno após 7 dias após esses sete dias não podem coincidir com sua mestruação

Despeje o liquido do balde em cima das espadas de São Jorge, a seguir faça um quadradinho de oito com as espadas em baixo de sua cama

Va em uma esquina perto de sua sogra e acenda as 14 velas

A cada vela que você acender diga volta pra mamãe corno. Volte pra casa coloque a calcinha amarela e a blusa amarela transparente

Prepare a camisinha amarela abra com cuidado pegue o conta gotas e pingue uma gota de pimenta malagueta

Na segunda noite coloque a calcinha vermelha e a blusa vermelha transparente pegue a camisinha vermelha pingue duas gotas na terceira noite e na quarta ele vai começar a fugir de você mais você deve continua a instigar. ele vai ter procurar com sete dias tome um banho antes com o que sobrou do sal groso bote a calcinha azul e a blusa azul transparente três gotinhas de pimenta na camisinha ela vai esfolar o pênis dele ele vai ficar louco. No dia seguinte se ele ainda estiver que duvido você diga que vai ao médico por esta sentindo uma coceira na região genital, quando você voltar volte triste e diga que ele passou um germes pra você e que o tratamento vai levar três anos sem poder fazer sexo pronto o corno volta pra casa de mamãe

C

Mãos de ouro disse...

FAMILIA SO EM RETRATO NA PAREDE, SE POSIVEL EM UM LUGAR DE POUCA VISIBILIDADE NA CASA