Pesquisar este blog

sábado, dezembro 07, 2013

Congestionamento em São Paulo é luta de classes


Edson Aran

São Paulo não pode parar! Toda semana, o trânsito na megalópole bate recorde e é festejado em sites, rádios, TVs e jornais. Quinhentos quilômetros de congestionamento! Se colocados em fila, os veículos parados chegariam até o Piauí, yeah!

Mas o trânsito cretino é só uma consequência. Uma consequência indireta da luta de classes, como diria Karl Marx, alemão chato (redundância) que ninguém mais leva a sério. Mas devia. Segundo Marx, toda a história humana é resultado desse conflito entre classes.

Funciona assim: de um lado fica o pessoal que tem classe, sabe usar talher de peixe, abomina o Romero Britto e não dá ouvidos ao “The Voice Brasil”.

Do outro lado, fica o pessoal sem classe, que come coxinha creme com cerveja aguada, quer pendurar Romero Britto na parede (mas não do jeito certo) e acha os urros do “The Voice Brasil” demais de bacanudos.

Um dia o povo sem classe tomará tudo do povo que tem classe. Foi assim na Revolução Francesa, por exemplo, quando os plebeus entraram numas de horror e saíram guilhotinando todo mundo que escovava os dentes. Isso vai acontecer de novo, postula Karl Marx, essa espécie de I Ching da esquerda.

Vai daí, como eu dizia, que o trânsito de São Paulo só reflete este eterno conflito. O motorista de ônibus ganha mal, odeia o patrão burguês e os passageiros mal educados, por isso se acha no direito de fechar o Peugeot 207 do cara que vem atrás.

A patricinha que dirige um Hilux 4X4 com TV Digital e Facebook não suporta quem não tem carro com tração nas quatro rodas e, por isso, fecha os pobres miseráveis do ônibus e do Peugeot.

O taxista oprimido pelos meios de produção execra a patricinha que não sabe dirigir, o cara do Peugeot que não buzina e o ônibus que atravanca o trânsito, por isso se enfia na frente de todo mundo.

O caminhoneiro proletário que trabalha de sol a sol em estradas esburacadas abomina todo mundo, por isso tenta passar por cima do Peugeot, da Hilux e do ônibus.

O motoboy revolucionário que leva uma “vida lôka” correndo feito uma besta para ganhar merreca tem raiva da patricinha do Hilux, do mano do Peugeot, do taxista burguês, do motorista suado de ônibus e do caminhoneiro bolado, por isso anda pela esquerda, pela direita, pelo centro e, de vez em quando, sobe na calçada pra atropelar alguém.

O trânsito só vai melhorar quando o comunismo for implantado em São Paulo. Aí ninguém vai ter dinheiro pra comprar carro e, pronto, acabou o congestionamento.

Como disse Karl Marx: “Trabalhadores do mundo todo, uni-vos! Nada tendes a perder a não ser o ônibus, mas a porcaria nunca chega no horário mesmo...”

ZEN E A ARTE DE ROUBAR

“Se o ouro e as joias enchem uma casa, o proprietário jamais encontrará a paz. Coloque tudo num banco na Suíça.”

ABC DA POLÍTICA

Política é uma coisa bem nojenta e desagradável. Mas pode ficar divertida se você sacar como funciona. Por isso, a partir desta semana, esta coluna fará um “ABC da Política” que vai explicar tudo o que você nunca quis saber. Hoje: letras A, B e C.

Aliado Político: É o cara que está ao seu lado na batalha, sempre pronto a te apunhalar pelas costas. Para manter o aliado “aliado” é preciso fazer doações mensais de cargos, dinheiro, mulheres etc. Especialmente “etc”.

Base Aliada: Todos os aliados juntos formam uma “base” política que dá sustentação ao governo. A sustentação é quase tão firme quanto um guindaste no Itaquerão.

Caixa Dois: É o segundo cofre de uma campanha eleitoral, onde fica apenas o dinheiro que entrou em forma de doação ilegal.

Campanha Eleitoral: Um monte de ações – panfletos, slogans, mentiras – usadas para explicar porque determinado produto lava mais branco ou tem mil e uma utilidades.

Candidato: Nome que se dá ao produto promovido pela campanha eleitoral. No Brasil atual, vem em dois modelos: Predestinado Iluminado e Neoliberal Direitista. A propaganda do primeiro garante que ele é amigo do povo, das crianças e dos animais. A do segundo passa o tempo todo repetindo que Neoliberal Direitista é um apelido que botaram nele, o nome de batismo é Social Democrata. Ninguém acredita.

Conspiração: Intriga com finalidades vis orquestrada para prejudicar adversários. Os seguidores do Predestinado Iluminado afirmam que o Neoliberal Direitista conspira contra eles. O Neoliberal Direitista afirma que o Predestinado Iluminado é quem conspira contra eles. O país gostaria que eles parassem com essa frescura e fossem todos trabalhar. Mas isso ninguém quer, né?

Semana que vem: outras letras.

Nenhum comentário: