Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 04, 2014

BICA resgata tradição dos índios Papaku


O Estado-Maior da BICA: Américo Madrugada, Rogelio Casado, Mário Adolfo, Edu do Banjo, Mestre Pinheiro, Ana Cláudia Soeiro, Rui Machado, Adal de Paris e Dudu Brasil

A marchinha oficial da Banda Independente da Confraria do Armando (BICA), lançada na última quinta-feira, 30, no tradicional Bar do Armando, localizado no Largo São Sebastião, trouxe de volta uma tribo que andava sumida da mídia tradicional: a tribo dos Papaku.

De acordo com o historiador Araújo Amazonas, no hoje raro “Dicionário da Comarca do Alto Amazonas” (1852), tratava-se de um dos ramos mais aguerridos da grande nação Manaus, chefiado diretamente pelo famoso Ajuricaba, inimigo visceral dos portugueses.

Os Papaku se subdividiam em Papakuzões (os mais afoitos e valentes) e Papakuzinhos (os mais estrategistas) e eram uma espécie de “300 de Esparta do Vale do Rio Negro”.

Comandados por Ajuricaba, os Papaku assaltavam as tribos que, porventura, estavam sob o domínio dos portugueses em condições de combate ou destroçavam completamente, pelo incêndio e pela matança, os mais obstinados.

Foi por conta dessas escaramuças que surgiu aquele conhecido ditado lusitano “quem tem cu, tem medo”, porque os Papaku tocavam terror e não deixavam prega sobre prega.


Edu do Banjo, Dudu Brasil e Mestre Pinheiro

Com o tema “Em Tempo de Copa, Calor, e Eleição, Até Inglês Foge do Caldeirão e Político Ladrão Vai Parar na Cadeia do Vivaldão!”, a BICA sairá pelo segundo ano, sem a presença de um de seus fundadores, o comerciante português, Armando Soares, morto em 2012.

De acordo com um dos fundadores da banda, o jornalista Mário Adolfo, o desfile acontecerá no dia 22 de fevereiro, das 16h à 1h, e se concentrará em frente ao bar.
Como de costume, o tema deste ano aborda, de forma galhofeira, um fato político social de grande repercussão na capital amazonense.

Ainda segundo Mário, a expectativa de público para esta 27ª edição é de 70 mil pessoas.

“Desta vez os alvos de nossas críticas e chacotas serão o técnico da seleção inglesa, Sir Roy Hodgson, e sua declaração infame a respeito do calor de Manaus, e o desembargador Sabino Marques, que sugeriu que o Vivaldão virasse uma prisão”, explicou o jornalista.

Ele assina pela 14ª vez o tema da BICA, ao lado dos músicos Edu do Banjo, Mestre Pinheiro e Dudu Brasil.

A música foi gravada pelo cantor Assis Almeida, do GRES Mocidade de Aparecida, no estúdio do cantor Joel dos Ciganos.


Joel dos Ciganos, Edu do Banjo, Mestre Pinheiro, Dudu Brasil e Assis Almeida

Os ensaios da BICA acontecerão sempre às quintas-feiras até o dia da apresentação.

“O desfile de 2014 contará com a presença da Reino Unido tocando seu samba-enredo e da costumeira banda Demônios da Tasmânia tocando a nossa marchinha”, afirmou Mário Adolfo.

Para Mário Adolfo, a Bica representa o Carnaval de humor escrachado e anarquista que o povo adora. “Este ano mantivemos, como sempre, o nível de qualidade de nossa marchinha e creio que ela fará muito sucesso”, ressaltou o jornalista, que achou a marchinha deste ano especialmente engraçada.


Dudu Brasil, Mestre Pinheiro e Mário Adolfo

MARCHINHA DA BICA 2014 – LETRA


Alô, Manô,  ô, ô ô, ô, / Mas que calor,  ô, ô, ô, ô…  / Perdão seu Muller inventor do futebol / Mas, tem inglês que tá falando besteirol / É muito fresco e só gosta do inverno / E chamou Manaus de sucursal do inferno / E disse mais o babaca do inglês / Só tem índio nessa selva de vocês / Copa do Mundo na aldeia não dá pé / Não vou virar chiclete de jacarééé! / Sou índio sim, eu sou / Pode perguntar pro Artur / Eu sou da tribo, eu sou / Da tribo dos Papaku! / Deixa de frescura Sir Roy / A mediocridade dá pena / O Deus do futebol te castigou / Vem assar o teu saco na arena / Porto de lenha / Tu nunca quis ser Liverpool / Vamos dar olé, banho de cuia / E mandar Sir Roy tomar no cool / E pra acabar com a desavença / Dr. Sabino deu a sentença / Se não tem futebol, nem Vivaldão / Mete grade na arena e entope de ladrão / O português Armando já dizia (e Dona Lourdes!) / Ô gajo deixa de ser sapeca / Estais a sentires calor na BICA / Então joga a Copa sem cueca!

O músico Rui de Carvalho fez o vídeo abaixo, com a música oficial da banda:

Nenhum comentário: