Pesquisar este blog

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Sábado é dia de entrar na BICA e celebrar a milenar etnia dos Papakus!


Neste sábado magro, dia 22, a partir do meio dia, acontece a  27ª edição da Banda Independente Confraria do Armando (BICA), que pretende reunir 50 mil foliões.

De acordo com uma das organizadoras da festa, Ana Cláudia Soares, o tema deste ano é “Em Tempo de Copa, Calor, e Eleição, Político Ladrão Vai Parar na Prisão do Vivaldão!”.

A música, contando a revolta dos índios Papakus contra o treinador do English Team, já caiu na boca do povão é está sendo uma das marchinhas carnavalescas mais executadas nas rádios de Manaus.

Como acontece todo ano, a festa será realizada no entorno do Bar do Armando, localizado na Rua 10 de Julho, no Centro de Manaus.


Este é o segundo ano da BICA sem um de seus fundadores, o comerciante português Armando Soares, morto em 2012.

O último ensaio da BICA será realizado na próxima quinta-feira, 20, com a presença da banda de sopros Demônios da Tasmânia, comandada pelo vocalista Biafra.

Criada por um grupo de amigos que frequentava o conhecido Bar do Armando desde a época da ditadura militar, a banda é conhecida por marchinhas irônicas, que retratam casos polêmicos da historia recente do Amazonas.


“A BICA traz um Carnaval democrático. O povo gosta do humor escrachado e do anarquismo que usamos nas nossas marchinhas”, afirmou um dos fundadores da banda, o jornalista Mário Adolfo, autor de uma das músicas desse ano, em parceria com Edu do Banjo, Dudu Brasil e Mestre Pinheiro.

Em 2013, por exemplo, o tema “A Guerra do Ovo” abordou o episódio com a Senadora e então candidata do PCdoB à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin, que disse ter sido atingida por um ovo e posteriormente por cuspes em um dos debates televisivos que antecederam o pleito de 2012.


Este ano, o tema da banda repercute as declarações do técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, que mostrou preocupação com o calor da cidade durante o jogo que a seleção inglesa fará em Manaus na Copa de 2014, e de um desembargador, que sugeriu a Arena da Amazônia como centro de triagem de presos após a Copa.

O treinador inglês esteve na última segunda-feira em Manaus, a convite do prefeito Artur Neto, passeou de barco pelo Encontro das Águas, visitou o Teatro Amazonas, a Ponta Negra e a Arena da Amazônia, e disse ter gostado muito do que viu.

Nenhum comentário: