Pesquisar este blog

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Sábado tem manhã de carnaval com a Banda do Projeto Jaraqui


Vou lá só pra azarar a Vanessa Costa

No próximo sábado, dia 22, a partir das 10h da manhã, a Banda do Projeto Jaraqui inicia sua batalha de confete na Praça da Polícia, ao som de antigas marchinhas, sambas de enredo e frevo rasgado. Os organizadores esperam lotar a praça com 2 mil brincantes.

O poeta Celestino Neto, dono do sebo O Alienista, vai fazer uma performance poética no início do panavueiro.

Segundo Paulo Onofre, um dos coordenadores do evento, a escolha pelo horário atípico (das 10 às 15h) é para pegar os foliões chaparral da noite de sexta-feira (a turma do “sereno”, que ainda não foi dormir) e os foliões que vão começar a meter o pé na jaca na tarde de sábado.

“A luta e árdua, mas com ajuda de nossos amigos, apoiadores e patrocinadores, vamos fazer o melhor carnaval de rua de Manaus”, diz ele. “A nossa intenção é fazer a população se divertir em um ambiente sadio e agradável”.


A rainha da Banda do Projeto Jaraqui, a lovely Vanessa Costa, também vai estar presente na fuzarca, assim como as pastoras, as passistas e os principais oradores do Projeto Jaraqui, uma espécie de Tribuna Popular que acontece aos sábados, na Praça da Polícia, há mais de 20 anos.

Ao comprar uma abadá da banda pelo valor simbólico de R$ 25, o folião ganha um CD com 40 marchinhas, sendo 35 clássicas e cinco oficiais da Banda do Projeto Jaraqui, e tem direito a um kit-cabeça: um Corote, um Tampico e dois cigarros Derby.

“A ética na política predomina nas novas canções da banda, que abordam assuntos como obras faraônicas e corrupção, fazendo uma leitura política da situação atual”, diz o compositor Américo Madrugada.


“As composições são obras coletivas, onde os criadores se inspiraram no jaraqui, peixe regional, que resgata, figurativamente, a dignidade política dos agentes públicos e condena os corruptos para o fundo do rio, onde sofrem as ‘traquinagens’ dos encantados”, explica o antropólogo Ademir Ramos, organizador do Projeto Jaraqui.

A banda do Jangadeiro, Regional Amigos do Som, comandada pelo maestro e delegado Mariolino animará o carnaval, que contará com as presenças ilustres do prefeito Arthur Neto, do vereador Mário Frota (esse cidadão aí em cima, pajeando as pastoras) e do ex-senador Evandro Carreira.

Nenhum comentário: