Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 19, 2014

Artur Bisneto na luta pelos Direitos da Juventude


“A população jovem brasileira gira em torno de 55 milhões de pessoas, na sua grande maioria expostas aos riscos da criminalidade, violência, drogas e desemprego”, diz o candidato a deputado federal Artur Bisneto (4545). “Nesse quadro é urgente a adoção de projetos e ações que estimulem a geração de oportunidades voltadas a essa parcela da população, assim como novas formas de educação e inserção cultural e social desses jovens”.

De acordo com Artur Bisneto, as demandas juvenis entraram apenas recentemente na agenda das políticas públicas do país e só ganharam força a partir de 2005, com a implementação da Política Nacional de Juventude (PNJ).

Apesar desse avanço razoável, diz, ele, o Brasil ainda precisa dar respostas a problemas não totalmente solucionados, como o desemprego juvenil, que afeta não só os jovens brasileiros, mas os jovens do mundo inteiro.

“Combater o desemprego juvenil e assegurar o trabalho decente para os jovens é um dos desafios da agenda governamental de Aécio Neves”, diz Artur Bisneto. “Meu compromisso como deputado federal, em Brasília, é ser seu parceiro nesta batalha, assim como no enfrentamento da violência contra a juventude, em especial, contra os jovens negros, as principais vítimas da violência no país.”

Segundo o candidato tucano, ele e Aécio Neves vão se empenhar de corpo e alma para que a política pública de juventude possa se transformar em uma política de Estado, a partir da seguinte pauta:

Garantia de nova oportunidade para todos os jovens que não terminaram a escolaridade básica, através de programas complementares.

Garantia de que a Escola seja o principal centro de referência e de convivência da Juventude.

Prioridade na redução da vulnerabilidade juvenil, mediante critérios objetivos e políticas integradas.

Instituição de mecanismos e projetos de redução da violência em relação aos jovens, especialmente por meio de programas de prevenção em grandes certos urbanos.

Estabelecimento de canais de diálogo da Juventude com as estruturas de governo, devidamente articuladas, em todos os seus níveis.

Organização de um amplo portal na Internet, que estimule o diálogo e o debate e ofereça informações relevantes para este segmento da população.

Organização de núcleos de Ideias Criativas, em parceria com as prefeituras, para que o jovem tenha estímulo para seguir em frente com os seus sonhos.

Combate à evasão escolar de forma eficiente e inteligente.

Estimulo à conclusão da formação básica e de cursos de natureza técnica e profissional, nos moldes do PRONATEC, enfatizando também o desenvolvimento de capacidades para inserção no campo da economia criativa.

Estimulo à convivência e ao relacionamento dos diversos grupos e representações de jovens de todo o Brasil.

Adoção de políticas eficazes de estímulo ao primeiro emprego.

Estruturação de espaços de apoio e escuta para a Juventude.

Realização de programas especiais para a saúde de adolescentes e jovens.

Fomento, em parceria com estados e municípios, à construção de áreas de lazer, em especial nas periferias das grandes cidades, para práticas de esportes e de atividades culturais.

Estimulo à prática de esportes e de atividades culturais pelos jovens.

Estimulo a ações em que jovens ensinem e apoiem outros jovens.

Organização ampla de ações de prevenção, atenção, apoio e atendimento a jovens envolvidos com drogas.

Nenhum comentário: