Pesquisar este blog

sexta-feira, agosto 29, 2014

Artur Bisneto vai defender o direito das pessoas com deficiência


Para os aproximadamente 30 milhões de brasileiros com alguma deficiência, efetivar os seus direitos como cidadãos vai além da superação das barreiras econômicas e sociais.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, obstruem sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Essa afirmação, adotada pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovada pela assembleia da ONU em 30 de março de 2007 e ratificada pelo Brasil, por meio do Decreto nº 6949/2009, como emenda à Constituição Federal, ressalta a relação da pessoa com deficiência com o meio social onde vive e suas barreiras, a situação de dependência que essa relação provoca e a restrição à participação social.
O conceito resulta da construção histórica protagonizada pelos movimentos sociais de defesa de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias na busca por identificações, conceitos e concepções que possam traduzir o sentimento coletivo de respeito à deficiência como natural da condição humana.
A participação social das pessoas com deficiência se dará na medida da capacidade de a sociedade contribuir na construção e no resgatede suas condições de enfrentamento das barreiras naturais ou impostas pelo homem”, diz o candidato a deputado federal Artur Bisneto (4545)
Segundo ele, a pessoa portadora de alguma deficiência convive socialmente com sua família, porém este convívio não se estende na escola, no clube, na igreja e nas outras áreas da sociedade porque é colocada como um ser diferente. Ele acredita que chegou a hora de avançar na superação desse preconceito.
"Na Assembleia fui autor da lei que amplia de 6 para 9 meses a licença-maternidade das funcionárias públicas do estado, com filhos nascidos com alguma deficiência. Na Câmara Federal apresentarei projeto estendendo esse direito para todas as mães brasileiras", garante o candidato.
Na Câmara dos Deputados, Artur Bisneto pretende se engajar de corpo e alma na luta pelos direitos das pessoas deficientes a partir das seguintes ações:
Apoiar a criação de espaços apropriados para o debate sobre as necessidades e aspirações das pessoas com deficiência, fortalecendo a concepção de que a questão da deficiência não pode ser confundida com doença.
Buscar fortalecer a compreensão de cidadania pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, sendo seu porta-voz na Câmara dos Deputados e, simultaneamente, dando-lhe voz e orientação adequada para que se tornem protagonistas de seus direitos e deveres.
Lutar pela participação da família nas formulações de políticas e na definição de ações a serem direcionadas pelo poder público ao desenvolvimento da pessoa com deficiência.
Incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas para as tecnologias assistivas e para as tecnologias sociais que aumentem a autonomia e a independência da pessoa com deficiência.
Defender a integração de ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, emprego e renda e habitação, de acordo com a idade, sexo, renda e tipo de deficiência.
Apoiar a implantação de uma Rede Nacional de Reabilitação e Readaptação, com centros e clínicas destinadas ao cuidado de portadores de deficiências físicas, garantindo o acesso gratuito aos profissionais e aos medicamentos e exames médicos necessários, assim como o fortalecimento dos serviços já existentes.
Apoiar a educação inclusiva, que mantém as crianças na escola regular, intensificando a capacitação contínua de professores e de toda a equipe escolar, além do preparo da escola, sem prejuízo das escolas especiais, nos casos em que estas sejam necessárias.
Incentivar o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que contemplem as características de cada deficiência, permitindo a evolução de escolaridade e gerando novas expectativas de vida às pessoas com deficiência.
Incentivar a realização de parcerias entre instituições educacionais públicas e privadas, sem fins lucrativos, no sentido de avançar para a construção de um sistema educacional que contemple o fortalecimento das escolas comuns e a permanência das escolas especiais, nos casos em que estas sejam necessárias.
Estimular a participação de pessoas com deficiência nos programas e cursos de formação profissional, defendendo a oferta de condições de acessibilidade, material adaptado e tecnologias que permitam o desenvolvimento de suas habilidades.
Incentivar os programas municipais de acessibilidade.
Lutar pela definição de regras claras que incentivem a contratação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla pela iniciativa privada, criando mecanismos para favorecer a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho.

Apoiar a criação, pelos municípios, de programa de cuidadores domiciliares para pessoas com deficiência em situação de envelhecimento ou com dependência, bem como alternativas de acolhimento na ausência dos pais.

Nenhum comentário: