Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 19, 2014

Grupo de brasileiros pretende banir app Secret do país


O aplicativo Secret foi lançado no Brasil apenas em maio deste ano, mas ao que tudo indica, sua vida útil em terra brasilis não deve se prolongar muito. Isso porque, segundo o jornal Folha de São Paulo, um grupo de dez pessoas pretende entrar, nos próximos dias, com pedidos extrajudiciais para que Google e Apple removam o aplicativo de suas lojas virtuais. Elas alegam terem sido vítimas de calúnia, difamação e disseminação de fotos íntimas.

Segundo o consultor de marketing Bruno de Freitas Machado, de 25 anos, responsável pela iniciativa, a ideia é, de fato, banir o Secret do país. “Está acontecendo uma onda de postagens difamatórias e ofensivas, com discriminação, racismo, imagens [pornográficas] de menores. A ideia é banir o aplicativo do país”, afirmou Bruno à Folha.

Verdade seja dita, a tragédia já era anunciada. A função do Secret é justamente o compartilhamento de mensagens e imagens de forma completamente anônima – daí o apropriado nome para o aplicativo, cujo slogan é “Fale livremente” e que já conta com mais de 500.000 downloads na Google Play Store.

Apesar de sua premissa, o app não é tão secreto assim: quando um usuário “compartilha um segredo”, um alerta é enviado para os contatos do autor que também usam o Secret, apesar de ele não ter seu nome divulgado. O app utiliza a lista de contatos do celular e do Facebook para listar os contatos. Além do mais, as publicações contam com um medidor de distância, de modo que o usuário tem uma noção do lugar de onde veio a mensagem – ela pode ter vindo do seu vizinho, por exemplo.

Segundo Gisele Arantes, advogada especializada em Direito Digital do escritório Assis e Mendes Advogados, em informações reproduzidas pelo portal CanalTech, o Secret fere o Marco Civil da Internet, que entrou em vigor no último mês de junho, uma vez que incentiva o anonimato dos usuários. Ademais, o fato de o app disponibilizar seus termos de uso apenas em inglês fere o Código de Defesa do Consumidor.

O grande problema é sobre como essa ação se desenrolará, uma vez que o Secret é um app internacional, sem representantes no Brasil. Quando foi lançado, um dos criadores do aplicativo explicou que um mecanismo desvincula a identidade do usuário de uma publicação realizada – o que torna ainda mais difícil o rastreamento de quem publicou, uma medida que, embora corrobore com os ideais do app, agora se revela bastante prejudicial.

Nenhum comentário: