Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 21, 2014

Quem inventou o macho alfa?

   
Danilo Barba

Afinal, quem é esse tal de macho alfa?

Os machos “alfa” são aqueles que estão no topo da hierarquia do status social. Eles têm mais acesso ao poder, dinheiro, amigos e parceiras sexuais – tudo garantido por proezas físicas, intimidação e dominação.

São considerados por muitos os “homens de verdade”, enquanto os machos “beta” são vistos como homens fracos, submissos e subordinados; que só veem mulher quando elas finalmente decidem sossegar e ficar com um “carinha legal”.

Mas esta dicotomia, geralmente feita com base nas relações sobre outros animais sociais (como os chimpanzés e os lobos), nem de longe define completamente um homem. Ela não apenas simplifica as incontáveis dimensões da masculinidade como também subestima o que o homem é capaz de se tornar – portanto passa longe do que realmente atrai as mulheres.

Segundo Scott Barry Kaufman, diretor do Imagination Institute e pesquisador do Positive Psychology Center da Universidade da Pensilvânia, é por isso que vale a pena refletir sobre os quatro comportamentos considerados “alfa”: o status, a dominância, a atração sexual e o respeito.

1) Status quo

Quando botamos na cabeça que existe somente duas categorias de homem no mundo, acabamos influenciando as pessoas mais jovens que a gente a agir de uma maneira artificial, pré-estabelecida e imperativa sobre a vida. Consequentemente, fica mais difícil querer pensar na saúde e em manter relacionamentos agradáveis com as mulheres, ou em alcançar qualquer tipo de sucesso em outras áreas da nossa vida.

2) Dominância

Sim, uma série de estudos científicos provam que habilidades físicas e mentais que apoiam qualquer tipo de sucesso são capazes de garantir a atração sexual das mulheres sobre oponentes mais fracos. Mas é a dominância que produz esse efeito, e não a agressividade e a violência. Ambos os sexos têm baixa tolerância à estupidez.

3) Atração sexual

A ciência mostra que a maioria das mulheres considera homens de prestígio mais atraentes do que os dominantes, seja para relacionamentos curtos ou de longo prazo. Curiosamente, pesquisas revelam também que, mesmo quando têm opção, algumas mulheres ainda assim irão preferir um babaca dominador do que um homem íntegro de prestígio.

4) Respeito

No fim das contas, nem o macho alfa nem o beta são os mais desejados pelas mulheres. Ao montar o quebra-cabeça de experimentos e trabalhos científicos já realizados em busca do que as mulheres consideram o homem perfeito (tanto para uma noite quanto uma vida), estudiosos apresentaram um perfil bastante peculiar. Aos olhos delas, pra ser “o cara”, você precisa ser assertivo, confiante, descontraído e sensível – tudo isso sem ser agressivo, exigente, dominador, quieto, envergonhado ou submisso. Em outras palavras, um homem de prestígio, não um homem dominante.  

Nenhum comentário: