Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 14, 2014

Efeito Cheerleader: a aparência no contexto


Estudo comprova que as pessoas são mais atraentes quando estão em grupo

Beleza é ponto de vista, certo? Apesar de clichê, a frase ganhou força com base cientifica: as mulheres podem ser vistas como mais atraentes quando estão em um grupo de amigas.

Mas fique de olho, gafanhoto: esse fenômeno chamado de “Efeito Cheerleader” (líder de torcida), não acontece só com elas. Isso também vale para os caras:

# HOW I MET YOUR MOTHER: A ORIGEM

A teoria teve origem em um dos episódios da quarta temporada da série “How I Met Your Mother”, através da argumentação do personagem Barney Stinson (Neil Patrick Harris) sobre o “efeito cheerleader”.

O personagem discute com os amigos em um balcão de bar e afirma que as mulheres parecem mais bonitas quando estão em grupo do que quando são vistas sozinhas.

# A TEORIA

A teoria do “efeito cheerleader” defende que a aparência sofre alterações de percepção de acordo com o contexto.

Essa percepção tende a ser mais otimista com indivíduos em grupo: as pessoas parecem mais atraentes na companhia de outras pessoas do que sozinhas.

# O ESTUDO

A teoria que surgiu no seriado despertou a curiosidade de pesquisadores e saiu das telas para ganhar base científica.

Através de uma pesquisa divulgada pela revista Psychological Science, os psicólogos americanos Drew Walker e Edward Vul da Universidade de San Diego, na Califórnia, realizaram experimentos e testes onde os voluntários consideraram as pessoas mais atraentes quando eram observadas juntamente com um grupo.

Segundo os psicólogos, isso ocorre devido ao sistema cognitivo humano, que enxerga um padrão de beleza dentro de um conjunto de rostos, formando o que chamam de “rosto médio”.

Este padrão torna as pessoas mais atraentes, porque ignora as imperfeições e destaca os pontos positivos de cada indivíduo do grupo.

A união faz a força e em alguns casos, também faz milagres.

Agora você já sabe que além de ficar mais bonito, tem mais um bom motivo para estar sempre perto dos brothers.

Nenhum comentário: