Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 14, 2014

Restaurantes flutuantes mais legais do mundo


Tem apetite pra viajar? Descubra onde encontrar pratos inusitados em lugares que você jamais pensou em chegar

Danilo Barba

O encontro marcante entre pessoas tem que envolver química. Será? Pra mim isso soa demasiado entediante.

Sim, porque quando o negócio pega fogo de verdade há pelo menos duas coisas no ar: sabor e movimento.

Já essa ladainha de química remete a um esforço enorme... pra reconhecer teorias infinitamente complexas de um universo invisível e magicamente lógico.

Agora, diante do sabor e do movimento, só há uma coisa a fazer: sentir... e se encantar.

Conheça a seguir os restaurantes flutuantes mais incríveis que você irá encontrar ao redor do globo.

La Piscina, Itália


As hidrovias centrais de Veneza estão sempre abarrotadas, obstruídas por gôndolas transportando turistas e casais em lua de mel. Mas basta passear cerca de 15 minutos a partir da praça de São Marco e você vai chegar ao La Piscina, um restaurante completo com uma área de jantar flutuante sobre o canal de Giudecca. O local é retirado o suficiente pra proporcionar uma configuração silenciosa e íntima para uma boa refeição. Saboreie os tradicionais pratos mediterrâneos e venezianos, como o espaguete ao vôngole com javali selvagem, além do ravioli com peixes da lagoa e aspargos.

360istanbul Suada, Turquia


Para chegar a um dos pontos mais cobiçados e exclusivos de Istambul, monte num taxi aquático de cortesia desde Kuruçesme e atravesse a Bosporus até o 360 Suada Club, na Ilha Galatasaray — construída em blocos de concreto durante o Império Otomano — e pegue o atalho até o 360istanbul Suada. Com sua vista para a ponte Bosporus, este é o tipo de restaurante que te seduz a ficar para um longo e generoso banquete. Comece com uma entrada de meze típico da Turquia antes de passar para as entradas propriamente ditas, como o filé dorade em folhas de uva, com arroz de tomate e camarão e molho de uva raki.

Ristorante Matylda, República Tcheca


Venha para o jantar...e você vai querer passar a noite no Botel Matylda de Praga — nele há um restaurante e 25 quartos espalhados pelos barcos Matylda e Klotylda, que flutuam sobre o rio Vltava. Enquanto estiver a bordo, você pode admirar o Castelo de Praga — a residência presidencial datada de 870 — e mergulhar de cabeça num tagliatelle com molho de tomate e salsicha de porco, ou pernil de cordeiro defumado, regado com molho Chianti e pareado com espinafre torrado.

Kruvit, Tailândia


Depois de agitar o dia todo pelas praias da ilha de Phuket, vá para o píer Laem Hin e salte numa lancha gratuita para um rolê de dois minutos até Kruvit, um restaurante flutuante casual construído sobre uma balsa feita de bambu. Aproveite o ar livre para saborear uma genuína lagosta tailandesa, fresca, cozida com alho, além de siri azul frito com curry. Tudo, é claro, acompanhado com marisco doce frito com molho de pimentão assado e, como não poderia faltar, uma garrafa de Singha trincando de gelada.

Salt & Sill, Suécia


Construído sobre os pontões de Tjörn (a cerca de uma hora de carro de Gothenburg), o Salt & Sill oferece vistas espetaculares do estreito de Skagerrak, juntamente com a tradicional culinária sueca de frutos do mar frescos. A recomendação aqui é pedir uma prancheta com seis tipos de arenque e acompanhamentos, e refrescar o paladar com um belo gole de schnapps da casa. Escolha um dos quartos espalhados por seis prédios de apenas dois andares — ou você pode experimentar uma das saunas flutuantes “mais rápidas do mundo”.

Feng Shang Princess, Inglaterra


Inspirado no Jumbo Kingdom de Hong Kong, o londrino Feng Shang Princess traz arquitetura exterior similar a do restaurante flutuante chinês. Ancorado na bacia Cumberland do Regent Park desde os anos 1980, este tradicional restaurante chinês oferece pato crocante de Pequim — desde que o pedido seja feito com 24 horas de antecedência — além dos clássicos frango agridoce e feijão coalhado com berinjela na panela de barro.

De Limonadefabriek, Holanda


Embora o nome em portugues seja “Fábrica de Limonada”, este restaurante fluturante — localizado na marina do rio Lek, em Streetfkerk, uma cidade a 20 quilômetros de Roterdã — promete muito mais. De acordo com o chef e dono do lugar, Erik Hermans, a ideia era “deixar as pessoas curiosas”. E ele consegue, estimulando um cardápio variado que inclui pratos como risoto de beterraba com queijo de cabra, Manchego, cebolas, manjericão e nabo. Os visitantes também têm a opção de jantar no Prik Bistro, que é um restaurante mais acessível anexo à mesma embarcação.

Ilha de Forbes, São Francisco


Originalmente construído nos anos 1970 como uma residência privada em Sausalito, a Ilha de Forbes foi ancorada entre os píers 39 e 41 de São Francisco desde 1999, e traz palmeiras que ultrapassam os 10 metros de altura, pátios de areia branca e seu próprio farol. Os convidados podem vislumbrar pontos de referência da cidade como a Ilha de Alcatraz, e a Ponte da Baía de Oakland, antes de degustar iguarias da culinária franco-californiana continental. Sinta-se num navio em alto mar na sala de jantar submersa (observando os peixes naquelas janelinhas redondas), aquecido por uma lareira pra ninguém botar defeito. 

Nenhum comentário: