Pesquisar este blog

terça-feira, junho 30, 2015

O existencialismo fashion é tudo de bom


Edson Aran

A grande novidade deste São Paulo Fashion Week é a entrada em cena da Camu’s Models, primeira agência de modelos existencialista do mundo. A agência é uma criação do sociólogo e empresário Jean-Paul Largerfield. “Enfado é demais de chique”, explica ele. “Daí a idéia de procurar intelectuais existencialistas que sentem náuseas autêntica da vida e, por isso, são muito mais naturais.”

A modelo mais bem paga da Camu’s Models é a brasileira Berenice Beauvois, a Berê Deprê, estrela do ensaio “The Fashion Winter of Our Discontent” da revista inglesa I-Depressive de novembro passado.

O fotógrafo Dick Small não poupa elogios á brasileira: “Ela é demais! Berê acredita que a concepção hegeliana da existência não é permeável à práxis marxista que tem, evidentemente, derivação rosseauniana. Ela e a Nana Never, uma sartreana, discutiram horrores durante o make-up. Eu amei.”

Numa das fotos, Berê Deprê sintetiza a nadificação da consciência com uma pose calculadamente desleixada e um olhar propositadamente entediado.

Nesta edição do SPFW, o estilista Alexandre Hepatitich escalou todo o cast da Camu’s Model para o desfile de sua nova marca, a Engajé Jeans.

“O principal modelo da coleção masculina seria o Paulo Zulu”, disse Hepatitich, “mas ele está ocupado demais escrevendo um paper sobre a influência da Mitologia Afro-Teutônica na Concepção Junguiana do Inconsciente Coletivo, por isso não pôde vir. Foi aí que eu preferi desfilar a coleção inteira com a Camu’s Models.”

A coleção de Hepatitich tem como tema o inverno nas favelas brasileiras. “Nunca pisei numa favela, mas deve ser o ó”, declarou o estilista. “Por isso, fiz uma coleção socialmente engajada com jeans estrategicamente rasgados. É o que eu chamo de índigo indignado.”

Depois do surgimento da Camu's Models, a procura por intelectuais que modelam tem crescido exponencialmente. Novas agências como a Freud Fashion (especializada em paranóicos esquizofrênicos para desfiles performáticos) e a Kant Casting (para desfiles mais formais, de precisão quase matemática) tomaram conta do mundo da moda.

“Renovação é tudo de bom”, declarou a crítica de moda Erika Leibniz. “Mas o contraponto dialético é um componente intrínseco ao mundinho fashion. Ou, como diria Parmênides, essa coisa muito pitagórica é, tipo assim, o stylish da contra-tendência.”

Nenhum comentário: